Continua após a publicidade..

5 Motivos para provar Panetone Trufado

5 Motivos para Experimentar Panetone Trufado Uma Sobremesa Natalina Inesquecível

O Natal está chegando e você já sabe o que vai servir de sobremesa? Que tal surpreender a sua família e os seus convidados com um delicioso panetone trufado? Essa é uma receita fácil, rápida e que vai deixar todo mundo com água na boca. Neste artigo, você vai aprender o que é panetone trufado, como fazer, a origem dessa iguaria e duas sugestões de acompanhamentos. Confira!

Peru de Natal Recheado com Frutas e 2 acompanhamentos

Continua após a publicidade..

Entre para o nosso grupo de WhatsApp e pegue receitas gratuitas

O que é Panetone Trufado e Por que Você Deve Experimentar?

Panetone trufado é uma variação do tradicional panetone, um pão doce recheado com frutas cristalizadas ou gotas de chocolate, típico da época natalina. O panetone trufado leva uma camada extra de recheio cremoso, que pode ser de chocolate, doce de leite, brigadeiro, nozes, entre outros sabores. O resultado é um panetone ainda mais macio, úmido e saboroso, que vai agradar a todos os paladares.

Existem muitos motivos para você experimentar panetone trufado neste Natal, mas vamos listar apenas cinco:

  • É uma sobremesa fácil de fazer, que não requer muitos ingredientes nem habilidades culinárias.
  • É uma sobremesa versátil, que pode ser adaptada ao seu gosto e ao dos seus convidados, escolhendo o sabor do recheio e da cobertura.
  • É uma sobremesa econômica, que aproveita o panetone que você já tem em casa ou que pode comprar em qualquer supermercado.
  • É uma sobremesa que rende bastante, podendo servir até 12 pessoas, dependendo do tamanho do panetone.
  • É uma sobremesa deliciosa, que vai deixar o seu Natal mais doce e feliz.

Como Fazer Panetone Trufado em 4 Passos Simples

Agora que você já sabe o que é panetone trufado e por que você deve experimentar, vamos ensinar como fazer essa receita em apenas quatro passos simples. Você vai precisar de:

Continua após a publicidade..
  • 1 panetone de 500 g, do sabor que preferir
  • 300 g de chocolate meio amargo picado
  • 200 g de creme de leite
  • 50 g de chocolate branco picado

Siga as instruções abaixo:

  1. Corte o panetone em três partes iguais, na horizontal, e reserve.
  2. Em uma panela, derreta o chocolate meio amargo em banho-maria, mexendo até ficar homogêneo. Adicione o creme de leite e misture bem. Esse será o recheio do seu panetone trufado.
  3. Coloque uma parte do panetone em um prato e espalhe metade do recheio por cima. Cubra com outra parte do panetone e repita o processo. Finalize com a última parte do panetone e leve à geladeira por 30 minutos, para firmar.
  4. Em outra panela, derreta o chocolate branco em banho-maria, mexendo até ficar homogêneo. Esse será a cobertura do seu panetone trufado. Despeje sobre o panetone e decore como quiser. Você pode usar frutas, nozes, confeitos, raspas de chocolate, etc.

Pronto! O seu panetone trufado está pronto para ser servido. Você pode cortar em fatias ou em pedaços menores, como preferir.

A Origem do Panetone Trufado

Você sabe de onde surgiu o panetone trufado? Essa é uma história curiosa e divertida, que envolve um erro culinário e uma ideia genial.

Tudo começou na Itália, no século XV, quando um jovem padeiro chamado Toni se apaixonou pela filha do seu patrão, uma nobre chamada Adalgisa. Para impressioná-la, ele decidiu criar um pão especial para o Natal, usando farinha, ovos, manteiga, açúcar e frutas secas. O resultado foi um pão doce, alto e macio, que encantou a todos, inclusive o pai de Adalgisa, que permitiu o casamento dos dois. O pão ficou conhecido como “pane di Toni”, ou seja, “pão do Toni”, que depois virou “panetone”.

Continua após a publicidade..

O panetone trufado, por sua vez, surgiu no Brasil, no final do século XX, por um acidente. Uma confeiteira estava fazendo um bolo de chocolate recheado com brigadeiro, mas se distraiu e deixou o bolo queimar. Para não desperdiçar o recheio, ela teve a ideia de usá-lo para rechear um panetone que estava sobrando. O resultado foi um sucesso e ela começou a vender o panetone trufado na sua loja. Logo, a receita se espalhou pelo país e ganhou diversas variações de sabores.

2 Acompanhamentos para o seu Panetone Trufado

O panetone trufado já é uma sobremesa completa, mas se você quiser incrementar ainda mais, pode servir com alguns acompanhamentos que vão harmonizar perfeitamente. Aqui vão duas sugestões:

Continua após a publicidade..
  • Sorvete: O sorvete é um acompanhamento clássico para o panetone trufado, pois traz um contraste de temperatura e textura. Você pode escolher o sabor que mais combina com o seu panetone, como baunilha, creme, chocolate, frutas, etc. Basta colocar uma bola de sorvete ao lado do seu pedaço de panetone e se deliciar.
  • Café: O café é um acompanhamento ideal para o panetone trufado, pois traz um equilíbrio de sabor e aroma. Você pode escolher o tipo de café que mais gosta, como expresso, coado, cappuccino, etc. Basta servir uma xícara de café junto com o seu panetone e aproveitar o momento.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é panetone trufado, como fazer, a origem dessa receita e duas sugestões de acompanhamentos. Agora, você está pronto para surpreender a sua família e os seus convidados com essa sobremesa natalina inesquecível. Experimente e depois nos conte o que achou. Deixe também a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Esperamos que você tenha gostado e até a próxima!

Nelio

Nelio