Continua após a publicidade..

7 Dicas de Sobremesas Low-Carb para Perda de Peso: Doçuras Saudáveis

7 Dicas de Sobremesas Low-Carb para Perda de Peso: Doçuras Saudáveis

Você sabia que é possível comer sobremesas deliciosas e ainda assim perder peso? Sim, você leu certo. As sobremesas low-carb são uma ótima opção para quem quer se manter em forma e satisfazer o paladar sem culpa. Neste artigo, você vai aprender o que são as sobremesas low-carb, por que elas são benéficas para a saúde, como fazer uma receita fácil e saborosa, qual é a origem dessa tendência e quais são os melhores acompanhamentos para elas. Ficou curioso? Então continue lendo e descubra como se deliciar com essas doçuras saudáveis.

O que são as sobremesas low-carb?

As sobremesas low-carb são aquelas que contêm uma quantidade reduzida de carboidratos, ou seja, os açúcares e os amidos que fornecem energia para o corpo. Os carboidratos são encontrados em alimentos como pães, massas, cereais, frutas, legumes e doces. Quando consumidos em excesso, eles podem se acumular no organismo e causar problemas como obesidade, diabetes, colesterol alto e inflamação.

Continua após a publicidade..

As sobremesas low-carb, por outro lado, são feitas com ingredientes que têm baixo índice glicêmico, ou seja, que não elevam muito a glicose no sangue. Esses ingredientes incluem adoçantes naturais como stevia, xilitol e eritritol, farinhas de oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes, leites vegetais como coco e amêndoa, ovos, manteiga, creme de leite e chocolate amargo.

Entre para o nosso grupo de WhatsApp e pegue receitas gratuitas

Por que as sobremesas low-carb são boas para a saúde?

As sobremesas low-carb têm vários benefícios para a saúde, principalmente para quem quer perder peso ou controlar o diabetes. Veja alguns deles:

  • Elas ajudam a reduzir a fome e a vontade de comer doces, pois não provocam picos de insulina no sangue. A insulina é o hormônio responsável por regular a glicose no organismo e por armazenar o excesso de energia em forma de gordura. Quando a insulina está alta, o corpo tende a estocar mais gordura e a sentir mais fome.
  • Elas favorecem a queima de gordura corporal, pois estimulam o metabolismo a usar os ácidos graxos como fonte de energia. Isso acontece porque as sobremesas low-carb mantêm os níveis de glicose estáveis no sangue, o que permite ao corpo entrar em um estado chamado cetose. A cetose é um processo natural em que o fígado produz corpos cetônicos a partir da gordura armazenada. Os corpos cetônicos são usados pelo cérebro e pelos músculos como combustível alternativo à glicose.
  • Elas melhoram a saúde cardiovascular, pois diminuem os níveis de triglicerídeos e de LDL (o colesterol ruim) no sangue. Os triglicerídeos são um tipo de gordura que pode se depositar nas artérias e causar doenças cardíacas. O LDL é um tipo de colesterol que pode oxidar e formar placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, obstruindo o fluxo de sangue e aumentando o risco de infarto e derrame.
  • Elas previnem o envelhecimento precoce, pois contêm antioxidantes que combatem os radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis que causam danos às células e aos tecidos do corpo. Eles são produzidos pelo estresse, pela poluição, pelo cigarro e pela exposição ao sol. Os antioxidantes são substâncias que neutralizam os radicais livres e protegem as células da oxidação. Alguns exemplos de antioxidantes são as vitaminas C e E, o selênio, o zinco e os flavonoides presentes no chocolate amargo.

Como fazer uma sobremesa low-carb fácil e deliciosa?

Uma das sobremesas low-carb mais fáceis e deliciosas que você pode fazer é o pudim de coco. Ele é feito com apenas quatro ingredientes: leite de coco, ovos, adoçante e coco ralado. Veja como prepará-lo:

Continua após a publicidade..
  • Em uma panela, aqueça 500 ml de leite de coco com 1/4 de xícara de adoçante natural de sua preferência. Mexa bem até dissolver o adoçante e deixe ferver por cerca de 10 minutos, até reduzir um pouco o volume.
  • Em uma tigela, bata quatro ovos com um garfo até ficarem homogêneos. Adicione uma pitada de sal e misture bem.
  • Despeje o leite de coco quente sobre os ovos, mexendo sem parar para não coagular. Se preferir, você pode usar um liquidificador ou um mixer para facilitar o processo.
  • Unte uma forma de pudim com manteiga ou óleo de coco e polvilhe um pouco de coco ralado no fundo. Despeje a mistura do pudim na forma e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até que esteja firme e dourado por cima.
  • Deixe o pudim esfriar completamente e leve à geladeira por pelo menos quatro horas antes de desenformar. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

Qual é a origem das sobremesas low-carb?

As sobremesas low-carb são uma tendência recente que surgiu com o aumento da popularidade das dietas baixas em carboidratos, como a dieta cetogênica, a dieta paleolítica e a dieta Atkins. Essas dietas se baseiam na ideia de que restringir o consumo de carboidratos pode trazer benefícios para a saúde e para o emagrecimento.

No entanto, as sobremesas low-carb também têm raízes históricas que remontam à antiguidade. Os povos antigos já usavam ingredientes naturais para adoçar seus alimentos, como mel, frutas secas, especiarias e ervas. Eles também consumiam leite e derivados, ovos, nozes e sementes, que são fontes de gordura e proteína.

Um exemplo de sobremesa low-carb antiga é o halva, um doce típico do Oriente Médio feito com tahine (pasta de gergelim), mel e pistache. Outro exemplo é o manjar branco, uma sobremesa medieval europeia feita com leite de amêndoas, açúcar e água de rosas.

Quais são os melhores acompanhamentos para as sobremesas low-carb?

As sobremesas low-carb podem ser consumidas sozinhas ou acompanhadas de outros alimentos que complementem seu sabor e sua textura. Algumas sugestões são:

Continua após a publicidade..
  • Frutas vermelhas: morangos, framboesas, amoras e mirtilos são frutas que têm baixo teor de carboidratos e alto teor de antioxidantes. Elas combinam bem com sobremesas cremosas como pudins, mousses e cheesecakes.
  • Chantilly: o chantilly é um creme batido feito com creme de leite fresco e adoçante natural. Ele é leve, aerado e doce na medida certa. Ele pode ser usado para cobrir ou rechear bolos, tortas e cupcakes.
  • Calda de chocolate: a calda de chocolate é uma mistura simples de chocolate amargo derretido com creme de leite e adoçante natural. Ela é rica em sabor e em gordura saudável. Ela pode ser servida quente ou fria sobre sorvetes, brownies ou frutas.

7 Dicas de Sobremesas Low-Carb

Dica 1: Mousse de chocolate

Bata no liquidificador 200 ml de creme de leite fresco, 100 g de chocolate amargo picado, 2 colheres de sopa de adoçante natural e 1 colher de chá de extrato de baunilha até ficar cremoso. Leve à geladeira por duas horas e sirva com frutas vermelhas.

Dica 2: Cheesecake de limão

Triture 100 g de biscoito low-carb (ou farinha de amêndoas) com 50 g de manteiga derretida e forre uma forma de fundo removível. Leve ao forno por 10 minutos e deixe esfriar. Em uma tigela, misture 300 g de cream cheese, 100 g de iogurte natural, 3 ovos, 1/4 de xícara de adoçante natural, suco e raspas de 1 limão até ficar homogêneo. Despeje sobre a massa e leve ao forno por 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e leve à geladeira por quatro horas. Decore com chantilly e raspas de limão.

Dica 3: Sorvete de morango

Bata no liquidificador 300 g de morangos congelados, 200 ml de leite de coco, 2 colheres de sopa de adoçante natural e 1 colher de chá de extrato de baunilha até ficar cremoso. Transfira para um pote e leve ao freezer por duas horas, mexendo a cada meia hora. Sirva com calda de chocolate.

Continua após a publicidade..

Dica 4: Brownie low-carb

Em uma tigela, misture 100 g de farinha de amêndoas, 50 g de cacau em pó, 1/4 de xícara de adoçante natural, 1 colher de chá de fermento em pó e uma pitada de sal. Em outra tigela, misture 100 g de manteiga derretida, 3 ovos e 1 colher de chá de extrato de baunilha. Junte as duas misturas e mexa bem. Adicione 50 g de chocolate amargo picado e misture novamente. Despeje em uma forma untada e leve ao forno por 20 minutos ou até que esteja firme por fora e úmido por dentro. Corte em quadrados e sirva com sorvete ou chantilly.

Dica 5: Bolo de cenoura

  • Rale duas cenouras médias e reserve. Em uma tigela, misture 200 g de farinha de amêndoas, 50 g de coco ralado, 1/4 de xícara de adoçante natural, 1 colher de chá de fermento em pó e uma pitada de sal. Em outra tigela, bata 4 ovos com um garfo e adicione 100 ml de óleo de coco derretido e 1 colher de chá de extrato de baunilha. Junte as duas misturas e mexa bem. Adicione as cenouras raladas e misture novamente. Despeje em uma forma untada e leve ao forno por 30 minutos ou até que esteja dourado e firme. Deixe esfriar e desenforme.
  • Cobertura de cream cheese: em uma tigela, bata 200 g de cream cheese com 50 g de manteiga amolecida até ficar cremoso. Adicione 1/4 de xícara de adoçante natural e 1 colher de chá de extrato de baunilha e bata mais um pouco. Espalhe sobre o bolo e decore com nozes picadas.

Dica 6: Torta de maçã

  • Descasque e corte em fatias finas 4 maçãs verdes. Em uma panela, leve ao fogo baixo as maçãs, 1/4 de xícara de adoçante natural, suco e raspas de 1 limão, 1 colher de chá de canela em pó e uma pitada de noz-moscada. Cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até que as maçãs estejam macias e caramelizadas. Reserve.
  • Massa: em uma tigela, misture 150 g de farinha de amêndoas, 50 g de farinha de coco, 2 colheres de sopa de adoçante natural, 1 colher de chá de fermento em pó e uma pitada de sal. Adicione 100 g de manteiga gelada cortada em cubos e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione um ovo batido e misture até formar uma massa homogênea. Embrulhe em papel filme e leve à geladeira por 30 minutos.
  • Montagem: abra a massa entre duas folhas de papel manteiga com um rolo até ficar fina. Forre uma forma redonda com a massa, deixando um pouco para fora das bordas. Fure a massa com um garfo e leve ao forno por 10 minutos. Retire do forno e espalhe o recheio de maçã sobre a massa. Dobre as bordas da massa sobre o recheio e pincele com um pouco de leite. Leve ao forno por mais 15 minutos ou até que esteja dourada. Deixe esfriar e sirva com chantilly ou sorvete.

Dica 7: Cupcake low-carb

Em uma tigela, misture 100 g de farinha de amêndoas, 50 g de cacau em pó, 1/4 de xícara de adoçante natural, 1 colher de chá de fermento em pó e uma pitada de sal. Em outra tigela, bata 3 ovos com um garfo e adicione 100 ml de leite de coco, 50 g de manteiga derretida e 1 colher de chá de extrato de baunilha. Junte as duas misturas e mexa bem. Adicione 50 g de chocolate amargo picado e misture novamente. Coloque a massa em forminhas de papel e leve ao forno por 15 minutos ou até que estejam assados. Deixe esfriar e decore com chantilly ou calda de chocolate.

Conclusão

As sobremesas low-carb são uma ótima alternativa para quem quer comer doces sem prejudicar a saúde ou a dieta. Elas são feitas com ingredientes naturais que têm baixo índice glicêmico e alto valor nutricional. Elas ajudam a controlar a glicose no sangue, a queimar gordura corporal, a melhorar a saúde cardiovascular e a prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, elas são fáceis de fazer e deliciosas de comer. Neste artigo, você aprendeu como fazer um pudim de coco low-carb, mas existem muitas outras opções de sobremesas low-carb que você pode experimentar. 

Nelio

Nelio